O projeto visava como objetivo geral promover a conscientização da comunidade a respeito da necessidade de vacinar-se contra a Covid-19. Contudo, também era esperado que os associados se engajassem, vacinando-se contra a doença, e participando da divulgação da campanha. As metas foram todas direcionadas à liberação do painel de fotos nas redes sociais, além dos posts informacionais, contendo uma linguagem concisa e clara para facilitar o entendimento do público, na maioria das vezes, atordoado com todo o jargão médico por trás do processo vacinal.
Pensando no número crescente de mortes provocadas pela pandemia de Covid-19 e na disseminação de notícias falsas a respeito da imunização contra a doença, o clube decidiu que era necessário desenvolver uma campanha através das redes sociais para estimular os membros da comunidade a se vacinarem e, assim, protegerem-se contra os malefícios da enfermidade e da possibilidade de óbito advinda de complicações de saúde. A questão do negacionismo científico e do surgimento de teorias pseudocientíficas em todo o mundo contribuíram para o agravamento da crise sanitária e, portanto, tornaram-se o ponto de partida para a idealização do projeto.
As pessoas atingidas pelo projeto compunham grupos dentro e fora da Família Rotária, visto que os associados do clube receberam um estímulo para efetivar sua imunização completa, enquanto que as pessoas fora do universo rotário - ou seja, a comunidade -, foram impactadas na medida em que ficaram melhor informadas acerca da vacinação e de sua segurança, o que serviu de estímulo para vacinarem-se.
O projeto resume-se na necessidade de divulgar a importância do processo de vacinação para a proteção individual, bem como par aa criação de uma memória imunológica coletiva.
O clube conseguiu alcançar todas suas metas, visto que as publicações com as fotos dos associados passando pelo processo de vacinação acabaram por conscientizar não apenas suas famílias, mas também a comunidade de um modo geral. Além disso, vale ressaltar que foi uma experiência muito construtiva para os membros envolvidos, pois tiveram um maior contato com a responsabilidade dos agentes de saúde e das organizações envolvidas ao realizarem campanhas para defender a ciência e para buscar o bem comum.
O projeto consistiu, de um modo geral, em uma campanha de conscientização voltada à imunização contra a Covid-19. Sendo assim, foi estabelecido que os associados, ao receberem as doses do imunizante, ou até mesmo após isso, tirassem fotos para registrar o momento. Dentre as fotos recebidas pela Comissão de Imagem Pública, estavam as dos associados vacinando-se e também as das carteirinhas de vacinação, ressaltando que estas receberam todo o cuidado gráfico para não divulgar o lote e nem o número de inscrição do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), ou seja, dados que pudessem vir a comprometer o clube e os envolvidos com o projeto. Além do painel de fotos construído nas redes, o clube também divulgou informações acerca da importância do processo de vacinação.
A dificuldade encontrada durante a execução do projeto foi a falta de compromisso de alguns associados ao se perderem com os prazos de envio das fotos para a Comissão de Imagem Pública, mesmo tendo sido alertados em seus chats particulares e até mesmo no grupo oficial do clube no Whatsapp.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios